14/11/23 às 17h13 - Atualizado em 14/11/23 às 17h13

Participe da oficina do Plano Diretor em São Sebastião

Evento será no dia 25 de novembro e aberto ao público

Gabriel Meireles, estágio com supervisão de Leandro Cipriano

A Região Administrativa de São Sebastião receberá no dia 25 de novembro, sábado, a 47ª oficina participativa para a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT). O objetivo desse encontro, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), é ouvir a população sobre o que eles esperam para o desenvolvimento do local.

O evento começa às 9 horas, no Instituto Federal de Brasília (IFB) – Campus São Sebastião, localizado no Bairro São Bartolomeu, Quadra 02, Conjunto 13, Área Especial 07. As propostas apresentadas pela população serão analisadas pela equipe da Seduh e consideradas no novo texto do Plano Diretor, lei que determina o desenvolvimento do Distrito Federal e precisa ser revisada a cada 10 anos.

São Sebastião recebe a 47ª oficina do PDOT

A participação da sociedade na elaboração dessa lei é de fundamental importância, conforme explica o coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh, Mário Pacheco. “É no Plano Diretor que são definidas as áreas de oferta habitacional, de preservação ambiental, de regularização, áreas prioritárias para certos tipos de investimento, além das áreas urbanas e rurais”.

O líder comunitário de São Sebastião, Isaac Mendes, acredita que o PDOT pode influenciar significativamente no desenvolvimento da região, ao orientar políticas específicas nos eixos abordados, abrangendo desde habitação e mobilidade até questões ambientais e de participação social.

“A participação da população na oficina é absolutamente necessária, pois permite uma leitura comunitária do território, abordando preocupações como crescimento desordenado, trânsito caótico, gentrificação e falta de serviços públicos. Isso assegura que o PDOT reflita as aspirações e necessidades reais da comunidade, promovendo um desenvolvimento mais inclusivo, sustentável e em conformidade com o Estatuto da Cidade”, afirmou Mendes.

Se você também deseja participar ativamente das melhorias em sua região, a oficina é uma excelente oportunidade. Além disso, a mesma será transmitida no canal da secretaria no YouTube, chamado Conexão Seduh.

Quem pode participar?

Todas as pessoas interessadas em discutir o planejamento urbano e o futuro da cidade, independentemente da faixa etária e gênero, podem participar das oficinas de todas as regiões administrativas. Basta comparecer nas datas e horários marcados.

Este ano, estão previstas 55 oficinas participativas com a população do DF. Confira o calendário completo.

A Seduh também tem recebido as contribuições da população para a revisão do PDOT por meio de um formulário virtual de participação individual, disponível neste link.

Para obter mais informações, acesse o site www.pdot.seduh.df.gov.br.

→ São Sebastião

Data: 25 de novembro (sábado)

Horário: às 9h

Local: Instituto Federal de Brasília (IFB) – Campus São Sebastião, no Bairro São Bartolomeu, Quadra 02, Conjunto 13, Área Especial 07