Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/07/12 às 13h37 - Atualizado em 3/01/19 às 9h45

PLANALTINA

Cidade vai ganhar Centro de Exposição Agropecuária

(04/06/2012)

Neste domingo, 3 de junho, foi assinado pelo secretário de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano, Geraldo Magela, e pelo administrador de Planaltina Nilvan Pereira de Vasconcelos, o termo de referência do concurso público nacional de projeto executivo de paisagismo e arquitetura para o Centro de Exposição Agropecuária de Planaltina.

“Estamos lançando aqui hoje um concurso nacional para seleção do estudo preliminar para posterior contratação de projeto executivo para construção do Centro de Exposição de Planaltina. Pretendemos lançar aqui o edital e a licitação para que vocês saibam o que governo está fazendo por esta cidade. Nossa expectativa é de que as obras do parque comecem ainda este ano”, disse o secretário Magela.

Além disso, o secretário explicou que os recursos são do Fundo de Desenvolvimento Urbano do Distrito Federal (Fundurb), coordenado pelo Sedhab. O Conselho decide, diante das demandas apresentadas, como aplicar os recursos. “Decidimos fazer este parque aqui, a partir de um diálogo com a Administração Regional. Planaltina é uma cidade, que por suas características rurais e culturais, necessita de um Centro de Exposição Agropecuária. Estamos viabilizando recursos para o parque”, disse Magela.

O administrador Nilvan Pereira agradeceu o empenho da Sedhab e afirmou que, “Planaltina vai ganhar muito com este centro. Será um local de aproximação da comunidade; um local para a realização de eventos do campo e da cidade; uma área de lazer. Muito obrigado por esta ação”, disse.

Estavam presentes a Secretaria da Mulher Olgamir Ferreira; o deputado distrital Claudio Abrantes; o gerente de Agricultura da Administração de Planaltina Dilson; o representante do Clube do Cavalo, Sinval Júnior; o representante da Associação Comercial e Industrial Célio Rodrigues entre diversos representantes da cidade.

Centro de Exposição Agropecuária — A construção do parque atende a uma reivindicação antiga dos empreendedores de Planaltina por um espaço para mostra e venda de produções agropecuários e para promoção das manifestações artísticas e culturais da cidade. O projeto busca o desenvolvimento urbano integrado, visando, além da sustentabilidade do ponto de vista ambiental e urbanística, a inclusão dos empreendedores locais na rede econômica, principalmente de turismo, existentes no DF. O parque urbano vai assegurar a conservação da mata nativa e o equilíbrio do ecossistema, valorizando o patrimônio natural de Planaltina.

CONCURSO — Amanhã, dia 5 de junho, às 14h30, a Sedhab e o IAB/DF vão realizar conjuntamente uma entrevista coletiva para lançar o site e os editais do concurso público nacional de projetos arquitetônicos e paisagísticos para a implantação de parques nas cidades de Sobradinho, Gama, Paranoá, além do Centro de Exposição Agropecuária de Planaltina e a reforma do edifício-sede da secretaria.

O secretário Geraldo Magela e o presidente do IAB-DF, Paulo Henrique Paranhos de Paula e Silva, confirmaram presença.

A coletiva será no prédio de eventos do IAB-DF, na L2 Sul, SGAS 603, Lote 21.

Assessoria de Comunicação Sedhab