12/10/23 às 9h42 - Atualizado em 17/10/23 às 10h48

Planaltina receberá oficina participativa do Plano Diretor

Evento acontece em 21 de outubro e será aberto ao público

Gabriel Meireles, estágio com supervisão de Carmem de Lavor

Venha fazer a diferença para Planaltina. A região sediará em 21 de outubro a 39º oficina participativa da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT). O evento, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), será uma oportunidade para a sociedade contribuir com o desenvolvimento local.

O encontro com a população será em um sábado e terá início às 9h, no Centro Educacional Delta, localizado no Setor Residencial Leste, Quadra 01, Conjunto F, Lotes 21 a 31. As propostas serão analisadas e inseridas no novo texto do PDOT, lei que orienta o desenvolvimento do Distrito Federal e precisa ser revisada a cada 10 anos.

Oficina de Planaltina ocorrerá na manhã do dia 21 de novembro, às 9h

A participação da sociedade na elaboração dessa lei é de fundamental importância, como explica o coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh, Mário Pacheco. “É no Plano Diretor que são definidas as áreas de oferta habitacional, de preservação ambiental, de regularização, áreas prioritárias para certos tipos de investimento, além das áreas urbanas e rurais”, ressalta Pacheco.

O presidente da Associação Comercial de Planaltina, Cláudio Júnior, acredita que a participação da população é uma forma de assegurar que suas necessidades sejam incorporadas ao plano, tornando-o acessível à realidade da comunidade. Para ele, a participação dos moradores é de extrema importância, pois traz transparência e legitimidade ao processo, inclusão, eficácia e cidadania ativa.

“Para impulsionar o desenvolvimento e o bem-estar de uma comunidade, é crucial investir em diversos aspectos. Isso inclui aprimorar a infraestrutura; garantir acesso à educação de qualidade e serviços de saúde; estimular o crescimento econômico local; adotar práticas sustentáveis”, afirmou Júnior.

O presidente da Associação Comercial de Planaltina ainda listou outras necessidades, como a de promover a participação ativa dos moradores; reforçar a segurança pública; incentivar atividades culturais e áreas de lazer; melhorar a acessibilidade; e abraçar o desenvolvimento sustentável.

Se você também quer participar de forma ativa nas melhorias de sua região, a oficina é uma ótima oportunidade. O evento também será transmitido no canal da secretaria no YouTube, chamado Conexão Seduh.

Quem pode participar?

Todos os moradores do Distrito Federal interessados em discutir o planejamento urbano e o futuro da cidade, de diferentes faixas etárias e gêneros, podem participar das oficinas de todas as regiões administrativas. Para isso, basta comparecer nas datas e horários marcados.

Ao longo deste ano, estão previstas 55 oficinas participativas com a população do DF. Confira o calendário completo.

Mais informações podem ser acessadas no site www.pdot.seduh.df.gov.br.

→ Planaltina

Data: 21/10 (sábado)

Horário: às 9h

Local: Centro Educacional Delta, no Setor Residencial Leste, Quadra 01, Conjunto F, Lotes 21 a 31.

Acesso virtual: pelo YouTube no canal Conexão Seduh

Próximas oficinas