25/09/23 às 17h28 - Atualizado em 4/10/23 às 10h08

Plano Diretor vai ouvir população em situação de rua

Evento será no dia 5 de outubro, às 9h, no Centro pop da Asa Sul

Gabriel Meireles, estágio com supervisão de Carmem de Lavor

A vulnerabilidade social vivida pela população em situação de rua será tema da 35ª Oficina Participativa da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), lei que vai orientar o desenvolvimento do Distrito Federal nos próximos 10 anos.

O evento, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), ocorrerá no dia 5 de outubro, quinta-feira, às 9h, no Centro Pop, localizado na SGAS 903, Conjunto C, lote 78 e será aberto ao público.

Oficina acontecerá no Centro Pop, localizado na SGAS 903

O coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh, Mário Pacheco, explicou como o Plano Diretor pode impactar a vida dessas pessoas: “Pode, por exemplo, direcionar priorização de programas de habitação social para essa população, assim como destinar áreas para a implantação de equipamentos públicos de suporte e assistência à população em situação de rua“.

Rogério Barba, chefe do Instituto Barba Na Rua, que faz um trabalho voluntário com a população em situação de rua do DF, destacou a importância de se ouvir essa parcela da população.

“É uma forma de promover a inclusão social, o respeito aos direitos humanos e uma abordagem mais efetiva para lidar com uma questão que é complexa. O Plano Diretor, ao incluir diretrizes para o desenvolvimento de políticas habitacionais e programas sociais, pode melhorar a realidade desta população e diminuir o número de pessoas em situação de rua condição”, pontuou barba.

Vale lembrar que a Oficina também será transmitida no canal da secretaria no YouTube, chamado Conexão Seduh.

Dinâmica

No início do evento serão apresentadas perguntas relacionadas à temática. Os participantes da oficina poderão, então, se inscrever para responder às questões colocadas, gerando uma espécie de entrevista coletiva.

Quem pode participar?

Podem participar das oficinas todos os moradores do Distrito Federal, de diferentes faixas etárias, gêneros e níveis socioeconômicos, interessados em discutir o planejamento urbano e o futuro da região. Para isso, basta comparecer nas datas e locais marcados.

Ao todo, serão 54 oficinas organizadas pela Seduh neste ano. Enquanto 18 desses eventos públicos serão voltados para segmentos da sociedade, os outros 36 serão sobre as regiões administrativas (RAs) do Distrito Federal. Confira o calendário completo.

Mais informações podem ser acessadas no site www.pdot.seduh.df.gov.br.

Serviço:
→ População em situação de rua
Data: 5/10 (quinta-feira)
Horário: às 9h