Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/07/12 às 13h31 - Atualizado em 3/01/19 às 9h45

PRESERVAÇÃO

COMPARTILHAR

Seminário sobre sítios urbanos começa nesta terça-feira (05/06)

(04/06/2012)

A partir desta terça-feira (05/06), profissionais do Brasil e do exterior ligados à área de preservação de sítios urbanos estarão reunidos em Brasília no Seminário Preservação e Desenvolvimento de Sítios Históricos Urbanos. O evento é aberto ao público, mas as vagas são limitadas. Os interessados devem se apressar e preencher ficha de inscrição no site http://www.brasiliapatrimoniodahumanidade.df.gov.br/.

O encontro, que termina na sexta-feira, 08, será dividido em dois momentos: visitas guiadas ao polígono tombado, incluindo os monumentos, e palestras seguidas de debate. As explanações acontecem na Embaixada da Itália, localizada na SES – Avenida das Nações, lote 30 – Quadra 807.

As visitas acontecem durante os dias 05 e 06 e somente poderão participar os especialistas, autoridades e agentes públicos. A participação dos demais inscritos começa na sessão solene de abertura do seminário, que acontece na quarta-feira,06, às 18h na Embaixada da Itália.

O objetivo do seminário, que faz parte do Ano de Valorização de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade, é conscientizar sobre a importância dos patrimônios históricos e os critérios de conservação e restauro, permitindo reflexões sobre os desafios e as novas políticas de desenvolvimento urbano nos espaços tombados, considerando experiências obtidas no campo internacional e a tendência da arquitetura contemporânea mundial.

Serão discutidas experiências exitosas de renovação urbana de sítios históricos, instrumentos de controle e regulamentação do uso e ocupação do solo em sítios históricos e gestão de sítios históricos urbanos.

Já confirmaram presença a coordenadora de Cultura da Unesco no Brasil, Jurema Machado; o diretor-geral do Instituto de Patrimônio Artístico Cultural da Bahia, Frederico Mendonça; secretário de Patrimônio e Desenvolvimento Urbano de Ouro Preto – Minas Gerais, Gabriel Simões Gobbi; arquiteto urbanista do Docomomo, Raúl Pastrana; arquiteta de Monumentos Históricos de Paris, Sophie Hyafil e a arquiteta da Unesco, Edgarda Feletti.

Confira aqui a programação.

Assessoria de Comunicação Sedhab

Leia também...