Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/07/12 às 13h54 - Atualizado em 3/01/19 às 9h45

PRESERVAÇÃO

 Seminário sobre sítios urbanos começa hoje (06/06)

(06/06/2012)

Às 18 horas desta quarta-feira, dia 6 de junho, no auditório da Embaixada da Itália (SES, Avenida das Nações, Quadra 807, Lote 30), foi aberto oficialmente o Seminário “Preservação e Desenvolvimento de Sítios Históricos”.

Promovido pela Sedhab, a Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano, o seminário se prolongará até sexta-feira, dia 8, com palestras de vários especialistas do Brasil e do exterior.

Mais de 200 pessoas se inscreveram gratuitamente para o evento. O objetivo do seminário, que faz parte do Ano de Valorização de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade, é conscientizar sobre a importância dos patrimônios históricos e os critérios de conservação e restauro, permitindo reflexões sobre os desafios e as novas políticas de desenvolvimento urbano nos espaços tombados, considerando experiências obtidas no campo internacional e a tendência da arquitetura contemporânea mundial.

Serão discutidas experiências exitosas de renovação urbana de sítios históricos, instrumentos de controle e regulamentação do uso e ocupação do solo em sítios históricos e gestão de sítios históricos urbanos.

Na quinta-feira, dia 7, a primeira palestra do dia, a partir das 9h, será de Jurema Machado – coordenadora de Cultura da Unesco no Brasil. Depois falará Andrey Rosental Schlee (diretor do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan), Rejane Jung Viana (assessora especial da Sedhab), Frederico Mendonça (diretor geral do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia) e Gabriel Simões Gobbi (secretário de Patrimônio e Desenvolvimento Urbano de Ouro Preto, Minas Gerais).

Na sexta-feira, dia 8, estão previstas palestras de Maurizio Anastasi (arquiteto responsável pela Superintendência de Bens Culturais de Roma, na Itália), Antonelo Mori (arquiteto e diretor do Conselho Comunal de Roma, Itália), Raúl Pastrana (consultor do Icomos), Sophie Hyafil (arquiteta de Monumentos Históricos de Paris, na França) e Edgarda Feletti (arquiteta de Veneza, na Itália).

Ano de Valorização de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade

Em comemoração aos 25 anos de Brasília como Patrimônio Cultural Mundial, a Sedhab — Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano — lançou no dia 25 de janeiro o Ano de Valorização de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade.

A ideia é envolver todo o Distrito Federal nesta ação, de forma a discutir e defender a preservação desse patrimônio cultural que é Brasília. O reconhecimento e a preservação da cultura em todos os seus aspectos, inclusive o urbano, é um traço que identifica e, ao mesmo tempo, une nações em direção a um mesmo fim — o bem estar das gerações futuras.

Confira mais informações no site http:// www.brasiliapatrimoniodahumanidade.df.gov.br/

Assessoria de Comunicação Sedhab