18/08/23 às 9h00 - Atualizado em 18/08/23 às 12h49

Reforma agrária, agricultura familiar e democratização do acesso à terra em pauta

Temas serão tratados na oficina do PDOT no dia 29 de agosto, às 19h, na sede da Seduh

SARAH BICHARA

Tem interesse em contribuir com o futuro da questão agrária no Distrito Federal? Se a resposta for sim, então compareça no dia 29 de agosto à próxima oficina participativa do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), lei que guiará o desenvolvimento do DF pelos próximos 10 anos. O evento também engloba no debate a questão da agricultura familiar e a democratização do acesso à terra.

A oficina será em uma terça-feira, às 19h, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), localizada no Edifício Number One, no Setor Comercial Norte (SCN), Quadra 2, 18º andar. Esta será a 26ª oficina do PDOT, tendo como objetivo a escuta das solicitações da população sobre o tema. As sugestões feitas pelos cidadãos no debate servirão para uma melhor elaboração do Plano Diretor.

Oficina do PDOT abordará reforma Agrária, agricultura familiar e democratização do acesso à terra

Com relação à reforma agrária, o coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana, Mário Pacheco, explica que a discussão será em um contexto de diversos conflitos fundiários.

“O PDOT pode contribuir com a temática prevendo quais áreas apresentam conflitos e as inserir em regiões cujo zoneamento preveja uma gestão particularizada”, explica o coordenador. “Além disso, pode trazer comandos para a melhor gestão do território no acesso à terra pela comunidade, como a previsão de instrumentos jurídicos e programas para aquisição e gestão compartilhada de terras”, pontua Pacheco.

Para a presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural do Lago Norte, Mônica Regina Peres, a participação dos moradores do DF no debate nesta oficina do PDOT é fundamental para garantir que os interesses e as demandas da população sejam contempladas.

“A reforma agrária, a agricultura familiar e a democratização do acesso à terra são temas que afetam diretamente a qualidade de vida, a segurança alimentar, a preservação ambiental e a inclusão social de milhares de famílias que vivem no campo e na cidade”, enfatiza Peres.

Se você também quer participar da discussão, a oficina é uma ótima oportunidade. Vale lembrar que a mesma será transmitida no canal da secretaria no YouTube, chamado Conexão Seduh.

Quem pode participar?

Podem participar das oficinas todos os moradores do Distrito Federal, de diferentes faixas etárias, gêneros e níveis socioeconômicos, interessados em discutir o planejamento urbano e o futuro da região. Para isso, basta comparecer nas datas e locais marcados.

Ao todo, serão 54 oficinas organizadas pela Seduh neste ano. Enquanto 18 desses eventos públicos serão voltados a segmentos da sociedade, outros 36 serão sobre as regiões administrativas (RAs) do Distrito Federal. Confira o calendário completo.

Mais informações podem ser acessadas no site www.pdot.seduh.df.gov.br.

Dinâmica

No início da oficina, haverá uma explicação a respeito da reforma agrária, agricultura familiar e democratização do acesso à terra. Em seguida, três perguntas orientadoras serão colocadas para o debate dos participantes do evento.

Com as questões postas, os participantes serão separados em diferentes grupos para discutir o assunto e pontuar no mapa as regiões que precisam ser destacadas no Plano Diretor.

Ao final, um representante de cada grupo apresentará o levantamento das sugestões feitas em sua sala, para as informações fornecidas serem avaliadas e consideradas na produção do Plano Diretor de Ordenamento Territorial do DF.

→ Reforma Agrária, agricultura familiar e democratização do acesso à terra
Data: 29/8 (terça-feira)
Horário: às 19h
Local: Sede da Seduh, no Edifício Number One, Setor Comercial Norte (SCN), Quadra 1, 18º andar