28/11/23 às 18h41 - Atualizado em 28/11/23 às 18h41

Regularização fundiária rural será tema de debate

Oficina do PDOT reunirá a sociedade no dia 7 de dezembro, às 19h, no auditório da Seduh

Gabriel Meireles, estágio com supervisão de Carmem de Lavor

A regularização fundiária rural será tema da 51ª oficina participativa da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), lei para orientar o desenvolvimento do Distrito Federal nos próximos 10 anos. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) convida toda a população para debater as questões relacionadas a essa área.

O evento será no dia 7 de dezembro, quinta-feira, às 19h, no auditório da sede da Seduh, localizado no Edifício Number One, no Setor Comercial Norte (SCN), Quadra 1, 18º andar.

Evento será a 51ª Oficina Participativa da revisão do PDOT

O coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh, Mário Pacheco, destaca a relevância da discussão sobre a temática, uma vez que aborda a ocupação do território.

“A zona rural é muito importante para a dinâmica do território como um todo, porque é onde se desenvolve as atividades produtivas e as atividades do setor primário”, explica Pacheco. “Para desenvolvermos e fomentarmos as atividades rurais é preciso que as possíveis formas de ocupações sejam disciplinadas e as já existentes não interfiram de modo negativo, e sim, de um modo que possa contribuir com o desenvolvimento”, completa.

Para a presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas (CBH) dos Afluentes do Rio Paranaíba no DF, Alba Evangelista Ramos, que é bióloga e doutora em Ecologia, pensar a ocupação do território do DF é fundamental.

“A atividade rural no Distrito Federal ainda é limitada pela falta da regularização fundiária das áreas rurais”, ponderou Evangelista. “O DF precisa das áreas rurais para garantir a recarga dos aquíferos, que são os responsáveis pela vazão dos rios e córregos. O PDOT precisa estar alinhado com as demandas do campo”, acrescentou.

Durante a oficina a população apresentará as demandas e, auxiliados pelos técnicos da Seduh, farão marcações das localizações discutidas em um mapa exposto na sala do evento. Para quem não puder comparecer pessoalmente, a oficina também será transmitida pelo canal da secretaria no YouTube, chamado Conexão Seduh.

Quem pode participar?

Todas as pessoas interessadas em discutir o planejamento urbano e o futuro da cidade, independentemente da faixa etária e gênero, podem participar das oficinas de todas as regiões administrativas. Basta comparecer nas datas e horários marcados.

Este ano, estão previstas 55 oficinas participativas com a população do DF. Enquanto 19 desses eventos públicos são voltados para segmentos da sociedade, os outros 36 serão sobre as regiões administrativas (RAs) do Distrito Federal. Confira o calendário completo.

A Seduh também tem recebido as contribuições da população para a revisão do PDOT por meio de um formulário virtual de participação individual, disponível neste link. Para obter mais informações, acesse o site do PDOT.

→ Regularização fundiária rural

Data: 7/12 (quinta-feira)

Horário: às 19h

Local: Sede da Seduh, no Edifício Number One, Setor Comercial Norte (SCN), Quadra 1, 18º andar