Encontros são maneiras de a população participar da revisão do Plano Diretor
Gabriel Meireles, estágio com supervisão de Leandro Cipriano
Termina neste domingo (31) o prazo para a realização das reuniões livres, que são encontros organizados pela população para discutir os temas da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT). Essa é uma das formas da sociedade participar ativamente no planejamento da sua região ou de todo o Distrito Federal.
Qualquer cidadão ou entidade pode fazer uma reunião livre e tratar de assuntos relacionados ao PDOT. Primeiro, é preciso acessar o site do Plano Diretor, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh). No menu superior, busque a aba “Como Participar?”. Ao clicar nela, o primeiro tópico que aparecerá será “Reuniões Livres”, onde estão os documentos e informações necessárias para realizar o encontro.
Confira o que cada reunião livre precisa ter:
– Mínimo de 15 participantes;
– Registro da reunião, com lista de presença, fotos e contato da pessoa responsável;
– Sugestões da população sintetizadas em propostas.
“As propostas realizadas nas reuniões nos ajudam a entender, de maneira mais específica e autêntica, o que a população precisa para determinadas regiões. Ao fim deste prazo, nossa equipe analisará as propostas e seguirá com o cronograma do PDOT”, explicou o coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh, Mário Pacheco.
Lembrando que os encontros podem discutir um ou mais eixos temáticos do PDOT, que são: Participação Social e Governança; Desenvolvimento Econômico Sustentável e Centralidades; Gestão de Valorização Social da Terra; Habitação e Regularização Fundiária; Ruralidades; Meio Ambiente e Infraestrutura; Mobilidade; e Território Resiliente. As discussões também podem englobar uma região administrativa ou o DF inteiro.
Encaminhando propostas
Depois que a reunião for feita, é hora de encaminhar as propostas apresentadas. Para fazer esse procedimento, é preciso ir até o site do PDOT e clicar no canto superior, em “login”.
Após efetuar o login ou registrar-se, volte à página inicial do portal e na aba “Reuniões Livres” clique no botão “Participe”.
Um formulário se abrirá, onde você deve preencher as informações a respeito do encontro e anexar a documentação exigida. Vale destacar que no campo “Regiões Administrativas da Reunião” você deve informar a região onde a reunião ocorreu. Ao terminar, basta clicar em “enviar” e a sua reunião estará devidamente registrada.
Veja abaixo um vídeo com o passo a passo:
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