Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/08/12 às 17h31 - Atualizado em 3/01/19 às 9h49

TROCA DE EXPERIÊNCIA

COMPARTILHAR

Técnicos da Sedhab e Codhab conhecem projetos de melhorias habitacionais em São Paulo

(27/07/2012)

Entre os dias 25 e 26 deste mês, técnicos da Sedhab- Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano e da Codhab – Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF realizaram a segunda visita técnica com vistas às trocas de experiências na área habitacional, com enfoque nas ações de melhorias habitacionais. O destino escolhido foi São Paulo. A primeira experiência foi em São Luiz.

O objetivo das visitas técnicas é o intercâmbio de informações com os demais estados no intuito de ajudar na elaboração do programa de regularização e melhorias habitacionais sob a coordenação da Sedhab e Codhab, o qual prevê reformas e regularização para a população de baixa renda – 0 a três salários mínimos.

Participaram da visita a Diretora Técnica da Codhab, Dominique Cortês, os assessores da companhia: adauto Melo e Sandra Sauer e o diretor de Articulação Interinstitucional da Sedhab, José Carlos Prestes.

Em São Paulo, a equipe conheceu a experiência do Clube da Reforma. O movimento reúne empresas, organizações sociais e movimentos de moradia que juntos buscam acelerar o desenvolvimento das condições de habitação da população de baixa renda. Seu trabalho apoia-se na união de agentes do setor e na multidisciplinaridade de profissionais, que constituem o corpo de Associados e buscam, assim, a solução para desafios socioeconômicos ligados ao tema habitação – reforma e ampliação. A União Nacional por Moradia Popular é uma das entidades fundadoras do Clube da Reforma.

Taboão da Serra – A visita foi uma indicação do Ministério das Cidades em virtude de o programa voltado para as melhorias habitacionais ser parecido ao pretendido pelo GDF.

Na ocasião, os técnicos tiveram conhecimento de como foram selecionados os moradores contemplados com as melhorias habitacionais e como foi realizada a regularização fundiária das áreas ocupadas.

Reforma Mais

No dia 26, pela manhã, os técnicos conheceram a iniciativa do Clube da Reforma e da ONG Internacional Ashoka Innovators for the Public em parceria com o Banco do Nordeste conhecido como Reforma Mais.

O programa permite que as pessoas interessadas em promover a reforma em suas moradias possam contratar serviço de assistência técnica a baixo custo e já incluso nas parcelas do financiamento.

Reurbanização de favelas – A visita técnica se encerrou na prefeitura de São Paulo com a apresentação do projeto da prefeitura para a reurbanização das favelas. Como exemplos foram citadas as experiências do Real Parque e Cantinho do Céu.

A sistematização das informações também foi abordada durante a apresentação. Segundo informado pelos gestores da prefeitura, o órgão conta com um sistema de informações de todas as favelas, núcleos, loteamentos irregulares, cortiços e empreendimentos. Esta sistematização de dados, como, por exemplo, o quantitativo de famílias, equipamentos públicos e a implantação dos programas de governo permitem uma atuação mais eficaz do governo local nestas áreas, além de um planejamento urbano aprovado pelos próximos 11 anos.

A próxima visita técnica está prevista para o mês de agosto em Belo Horizonte.

Assessoria de Comunicação Sedhab