Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
24/08/22 às 11h53 - Atualizado em 21/10/22 às 17h22

Aprovado projeto de requalificação do Setor Bancário Sul

 

Entre as melhorias previstas estão mais acessibilidade, novas calçadas e a reorganização do sistema viário da região

 

Brasília, 24 de agosto de 2022 – Elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), em parceria com Centro de Espaços Públicos da Faculdade Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU-UnB), o projeto de requalificação do Setor Bancário Sul (SBS) prevê a reforma das quadras 1 e 2 por onde passam, diariamente, cerca de 16 mil pessoas.

 

No Setor Bancário Sul a reforma será nas quadras 1 e 2

Com a publicação da Portaria nº 86 no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira (24), o projeto foi aprovado e já pode ser encaminhado às próximas instâncias para execução, assim que tiver orçamento disponível. Entre as melhorias previstas, estão mais acessibilidade, novas calçadas e a reorganização do sistema viário da região.

 

Para garantir mais pontos de acesso à área, serão instaladas plataformas elevadas nos principais pontos de travessia para interligar o SBS aos setores vizinhos – como os de Autarquias Sul, Comercial Sul e Cultural Sul –, facilitando o trânsito dos pedestres.

 

Já a arborização do setor contará com novas espécies nativas de cerrado e mais de 7 mil m² de área verde e forrações resilientes para qualificar os percursos dos pedestres e torná-los, além de acessíveis, mais sombreados e agradáveis.

 

O projeto de requalificação do SBS foi aprovado pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (Conplan) em junho deste ano. De acordo com o diretor de Espaço Público e Qualificação Urbana da Seduh, Clécio Rezende, a proposta de requalificação restringiu-se às quadras 1 e 2 por ter sido identificado neste trecho o maior fluxo de pedestres no setor.

 

“O objetivo é atender as demandas por acessibilidade no local, para isso serão construídas 16.495 m² de novas calçadas, além de rampas, facilitando o acesso para cadeirantes, idosos, pessoas com deficiência e outros com dificuldade de locomoção”, explicou Clécio Rezende.

 

Acompanhe a Seduh nas redes sociais
@SeduhDF
@SeduhDF
@SeduhDF
seduhdf.comunicacao@gmail.com