Política habitacional é tema de encontro com delegação chinesa
(22/06/2012)
Nesta quinta-feira, 21, a Codhab recebeu a visita de uma delegação chinesa do governo do Distrito de Guangzhou. O objetivo foi o intercâmbio de experiências na área habitacional vivenciadas no Brasil, especificamente no Distrito Federal, e na China.
Participaram representando a Codhab o diretor-presidente, Luciano Queiroga; a Diretora Técnica, Dominique Cortês; o diretor Imobiliário, José Roberto Martins e o Chefe da Assessoria de Comunicação e Planejamento, Leandro Susin.
Na ocasião, os chineses assistiram a uma apresentação sobre a política habitacional do DF, focando nos programas Morar Bem e Regularizou, é seu! Sendo o primeiro voltado para o atendimento habitacional por meio da construção de novas moradias e o segundo visando à regularização do DF como um todo: cidades, partes de cidades, setor habitacional.
As dificuldades enfrentadas no processo de provisão de solução habitacional foram compartilhadas pelos representantes dos dois países.
O diretor do distrito chinês, Zigen Li, relatou que algumas pessoas beneficiadas pela política habitacional implantada pelo governo ao receber as casas acabam vendendo a moradia. Sobre esta problemática, o diretor – presidente da Codhab afirmou que uma das ações de combate a esta prática é a exclusão desta pessoa da política habitacional do DF.
Também foi questionado por Zigen li sobre o tratamento dispensado aos emigrantes, que acabam elegendo a capital como sua moradia. Segundo a política habitacional do DF, um dos critérios para fazer parte dos programas é ser morador do DF no mínimo durante os últimos cinco anos.
O Novo Cadastro da Habitação também foi apresentado a delegação chinesa que pontuou que processo semelhante acontece em seu Distrito.
Outro ponto abordado pelo representante chinês Zigen Li foi o elevado índice de criminalidade verificado nas áreas em que são instalados os projetos habitacionais do governo. “No DF, esta situação é pensada a partir da elaboração do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) de cada projeto. São elaboradas ações de educação ambiental, bem como possíveis ações geradoras de emprego e renda”, pontuou a diretora técnica, Dominique Cortês.
Ao final, o diretor-presidente da Codhab se comprometeu a dar prosseguimento a este intercâmbio na área habitacional entre os dois países.
Assessoria de Comunicação Sedhab