Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
26/04/24 às 10h38 - Atualizado em 6/05/24 às 19h54

Comitê debate detalhes dos próximos eventos públicos do PDOT

 

Planejamento das reuniões inclui escolha de materiais para consulta, temas debatidos e divisão de salas

 

A equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) debateu com os integrantes do Comitê de Gestão Participativa (CGP) alguns detalhes para a organização dos eventos públicos propostos para a próxima fase da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), prevista para iniciar a partir de julho, após a primeira audiência pública.

 

As discussões ocorreram em reunião ordinária na noite de quarta-feira (24), na sede da Seduh. Na ocasião, a equipe da pasta apresentou algumas sugestões para planejar os quatro modelos de eventos propostos pela pasta, que são: por regiões administrativas (RAs); por Unidades de Planejamento Territorial (UPTs) – que são grupos de RAs –; por eixos temáticos do PDOT e por macrotemas do Plano Diretor. Ao todo, são 62 encontros previstos com a população.

 

CGP debateu pontos importantes na organização dos eventos do PDOT

Por exemplo, nas reuniões em cada região administrativa, os materiais para consulta da população serão apresentados na escala territorial da RA, por tema do PDOT. O objetivo é aproximar as pessoas e suas realidades específicas do conteúdo mostrado pela equipe da Seduh.

 

Já nas reuniões por UPT, ficou alinhado que as salas onde ocorrerão os debates com a população serão divididas por temas do PDOT, e não por RA. A dinâmica será semelhante às oficinas participativas realizadas no ano passado, em que as pessoas foram reunidas em grupos para construir propostas. Ao todo, serão sete reuniões, sempre feitas aos sábados, em espaços previamente escolhidos para receber a população.

 

Quanto aos eventos por macrotemas, as reuniões serão para debater os assuntos mais relevantes levantados pela população na fase de diagnóstico da revisão do Plano Diretor e considerados a partir das problemáticas identificadas naquela etapa. Lembrando que essas reuniões serão alinhadas a assuntos globais do Plano Diretor, a exemplo das diretrizes gerais do PDOT e da gestão de planejamento.

 

“O que mais queremos é que os eventos sejam momentos em que a população se sinta efetivamente participante do processo de revisão do PDOT. Planejar isso tudo agora permite identificar tanto as lacunas como os potenciais e, assim, organizar o calendário e a logística desses eventos de forma mais eficiente”, comentou o coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh, Mário Pacheco.

 

Sugestões

 

Os integrantes do CGP fizeram algumas sugestões para aprimorar a proposta de eventos elaborada pela Seduh. Entre elas, que as reuniões nas regiões administrativas, sugeridas para terem estruturas itinerantes durante a semana, sejam feitas em terminais rodoviários, por serem locais onde transitam diversas pessoas todos os dias.

 

“Rodoviárias, pontos de troca de ônibus, terminais de metrô, são sempre locais cobertos, que tem banheiros, estrutura e grande fluxo de pessoas. Quando envolve transporte, esses são os locais da população”, comentou a representante do Instituto Sálvia Terra, Betúlia Souto.

 

Representante do movimento Andar a Pé, Benny Schvarsberg sugeriu que as comissões de acompanhamento da revisão do PDOT, formadas pelo CGP e a população durante as oficinas participativas no ano passado, ajudem voluntariamente na mobilização de pessoas durante os eventos públicos. “Eles podem ser agentes importantes para contribuir com a mobilização, porque são lideranças e têm articulações com entidades que têm acúmulos de propostas já feitas para as suas RAs”, pontuou.

 

A equipe técnica da pasta informou que todas as considerações e sugestões apresentadas pelo CGP para os modelos de eventos públicos serão analisadas e discutidas junto à Seduh.

 

A próxima reunião ordinária do comitê será no dia 29 de maio, às 14h30, para continuar os debates sobre a metodologia de participação social e o planejamento das demais atividades do processo de revisão do Plano Diretor.

 

Acompanhe a Seduh nas redes sociais:
@SeduhDF
@SeduhDF
@SeduhDF
seduhdf.comunicacao@gmail.com