23/10/23 às 9h28 - Atualizado em 25/10/23 às 14h39

Cooperativas habitacionais debaterão PDOT em reunião pública

Evento organizado pela Seduh será no dia 30 de outubro

Gabriel Meireles, estágio com supervisão de Carmem de Lavor

O direito à cidade, habitação e moradia será novamente debatido durante a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT). Na próxima segunda-feira (30), o tema será discutido em uma reunião pública com representantes de cooperativas habitacionais.

O evento, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), será às 14h30, no auditório da sede da secretaria, localizada no Edifício Number One, no Setor Comercial Norte (SCN), Quadra 1, 18º andar. A reunião também será transmitida no canal da secretaria no YouTube, chamado Conexão Seduh.

O assunto já havia sido tema de uma oficina participativa, por segmento, que ocorreu em maio. A retomada da discussão, dessa vez no formato de reunião pública, atende a uma decisão do Comitê de Gestão Participativa (CGP) da revisão do PDOT.

“As cooperativas de habitação estão espalhadas por todo o território e possuem um contato cotidiano junto à população, portanto, também possuem uma grande cobertura quanto às diferentes demandas que a população apresenta para a pauta habitacional. É muito interessante escutar esse segmento na formulação do diagnóstico do Plano Diretor e, assim, construir uma leitura comunitária ainda mais inclusiva”, explicou o coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh, Mário Pacheco.

A representante do Projeto de Assistência ao Estudante de Samambaia (PAES) no CGP, Verônica Ferreira, avalia o quão é necessário ter essas entidades diretamente envolvidas nesse processo tão importante para toda população.

“O CGP, como gestão participativa da população que representa a voz do povo, percebeu a necessidade de uma maior proximidade entre essas entidades, a secretaria e demais órgãos governamentais. Isso visa proporcionar mais transparência e clareza em um processo que afeta diretamente aqueles que mais necessitam, que esperam anos por uma oportunidade de ter um lugar, uma casa, uma moradia para chamar de seu”, comentou Ferreira.

Dinâmica

Durante a oficina, as cooperativas apresentarão as demandas e, auxiliados pelos técnicos da Seduh, farão marcações das localizações discutidas em um mapa exposto na sala do evento.

Mais informações podem ser acessadas no site www.pdot.seduh.df.gov.br.

→ Reunião pública com as Cooperativas Habitacionais
Data: 30/10 (segunda-feira)
Horário: às 14:30
Local: Sede da Seduh, no Edifício Number One, Setor Comercial Norte (SCN), Quadra 1, 18º andar