Conselheiros aprovam diagnóstico do Plano de Habitação de Interesse Social
(13/06/2012)
Na manhã desta quarta-feira (13/06), os conselheiros do Fundo Distrital de Habitação de Interesse Social (Fundhis) se reuniram para debater o diagnóstico preliminar do Plano Distrital de Habitação de Interesse Social (Plandhis).
Coordenado pela Sedhab, o Plandhis tem por objetivo planejar a política habitacional do Distrito Federal com todas as ações e estratégias do governo para o enfrentamento do déficit habitacional do Distrito Federal de forma ambientalmente sustentável.
Por meio do plano, a Sedhab poderá coordenar as ações da política habitacional, focada em três principais eixos: provisão habitacional, regularização e melhorias habitacionais.
Na ocasião, o diretor de Planejamento Habitacional da Sedhab, Paulo Valério, destacou os eixos do plano como essenciais para a promoção de solução habitacional completa e afirmou que ainda durante a Conferência das Cidades – Extraordinária 69% dos delegados já haviam validado esta concepção contra 4% que refutaram a ideia.
Paulo Valério destacou que “a aprovação do diagnóstico preliminar corresponde a uma das etapas da elaboração do Plandhis. Ela é fundamental para a definição das estratégias, que corresponde à próxima etapa”.
“Espero que vocês tenham percebido a importância que temos nas mãos”, pontuou o diretor-presidente da Codhab, Luciano Queiroga, que concluiu ressaltando que “nós, da Codhab, estamos ansiosos pela aprovação do Plandhis, porque será ele a ditar as diretrizes da política habitacional para os próximos anos”.
Planos de atuação
Novas moradias serão garantidas à população por meio do programa Morar Bem, que têm por objetivo oferecer a oportunidade da casa própria para quem precisa. Serão apartamentos e casas financiados, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida em condições especiais.
A questão da regularização vem sendo tratada de forma prioritária pelo governo. Por meio do programa Regularizou, é seu! estão previstas ações para legalizar o território do Distrito Federal: cidades, áreas dentro das cidades, terrenos de templos e entidades de assistência social.
Já as melhorias habitacionais preveem atender as famílias que já possuem uma moradia. Entretanto, a unidade habitacional é deficiente, por exemplo, não possui banheiro ou o número de quartos não é suficiente.
Sobre o Fundhis — Criado pela lei complementar nº762, de 23 de maio de 2008, o Fundo Distrital de Habitação de Interesse Social (Fundhis) tem o objetivo de centralizar e gerenciar os recursos orçamentários destinados à implementação de programas e políticas habitacionais de interesse social. Entre eles: aquisição, construção, conclusão, melhoria, reforma, locação social e arrendamento de unidades habitacionais em áreas urbanas e rurais; produção de lotes urbanizados para fins habitacionais; aquisição de materiais para construção, ampliação e reforma de moradias entre outros.
Assessoria de Comunicação Sedhab