20/10/23 às 10h16 - Atualizado em 23/10/23 às 9h57

População é favorável a parcelamento em área de Planaltina

Moradores elogiaram projeto da Seduh para o Setor de Desenvolvimento Econômico

A população de Planaltina se mostrou favorável ao projeto de parcelamento do solo para complementação do Setor de Desenvolvimento Econômico (SDE) da região administrativa, elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh). A proposta foi apresentada durante uma audiência pública virtual organizada pela pasta na noite de terça-feira (17), sendo elogiada pelos participantes.

Em atendimento à Associação de Moradores de Planaltina (Amoplan) e às diretrizes do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), que delimita essa área para implementação da política de desenvolvimento econômico do DF, foi elaborado o projeto de parcelamento no SDE, localizado no Setor de Áreas Especiais Norte (SAEN). A área a ser parcelada se situa entre o setor de oficinas e o cemitério da região.

Em audiência virtual, população elogiou o projeto da Seduh

O texto da Seduh propõe a criação de 119 unidades imobiliárias, uma delas destinada a equipamentos públicos, com aproximadamente 5.000 m². As demais unidades contemplarão os usos: comercial, de prestação de serviços, industrial e residencial, variando entre 200 m² a 500 m² cada.

“Esse projeto para nós está excelente, afinal de contas, são 20 anos ou mais esperando esse grande dia”, elogiou Francisco das Chagas Gomes, morador de Planaltina. “Vamos tocar esse projeto adiante, porque ele é um sonho. Quem vive no setor de oficinas sabe a ansiedade dos pequenos empresários com esse parcelamento, para desenvolver Planaltina”, ressaltou.

Para o representante da Amoplan, Odetino Pereira, a região só tem a ganhar com a iniciativa. “Essa é uma luta antiga da sociedade. Vocês fizeram uma coisa boa quando criaram lotes de diferentes tamanhos, para atender também pequenos empresários. Estão de parabéns”, comemorou.

“A aprovação do projeto pela comunidade é o mais importante para nós, porque com a comunidade dando essa ciência, mostra que estamos no caminho certo”, agradeceu o subsecretário de Projetos e Licenciamento de Infraestrutura da Seduh, Vitor Recondo. “A ideia é não deixar um vazio urbano lá, com vagas de estacionamento, duplicação da via, ter fluxo de veículos mais organizado e poder implantar esse parcelamento pedido a tanto tempo”, completou.

Área fica entre o setor de oficinas e o cemitério da região

Residencial e comércio

Conforme o projeto, dentre os usos citados, o residencial somente poderá ocorrer nos andares superiores das edificações, que terão no máximo três pavimentos acima do térreo. Dessa forma, o andar térreo terá que ser ocupado, necessariamente, por comércio, indústria ou prestação de serviços.

É importante destacar que os usos propostos para a área delimitada são coerentes com os já vigentes no Setor de Oficinas e Indústrias de Pequeno Porte, vizinho da localidade do projeto.

Próximos passos

Depois da audiência, o projeto será apresentado para a deliberação do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan). Caso seja aprovado, será encaminhado um Projeto de Lei Complementar para análise da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Depois disso, o projeto poderá ser aprovado por decreto do Poder Executivo e encaminhado para o registro imobiliário.

Acompanhe a Seduh nas redes sociais:
@SeduhDF
seduhdf.comunicacao@gmail.com