População tem até 31 de março para realizar esses encontros e discutir o DF
LEANDRO CIPRIANO
Uma das diferentes formas da sociedade participar da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) é por meio das reuniões livres, que são encontros organizados pela população para discutir o planejamento do Distrito Federal. Os interessados têm até 31 de março para realizar essas reuniões e contribuir para a construção do Plano Diretor.
Qualquer cidadão ou entidade pode fazer uma reunião livre e tratar de assuntos relacionados ao PDOT. Primeiro, é preciso acessar o site do Plano Diretor, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh). No menu superior, busque a aba “Como Participar?”. Ao clicar nela, o primeiro tópico que aparecerá será “Reuniões Livres”, onde estão os documentos e informações necessárias para realizar o encontro.
Confira o que cada reunião livre precisa ter:
– Mínimo de 15 participantes;
– Registro da reunião, com lista de presença, fotos e contato da pessoa responsável;
– Sugestões da população sintetizadas em propostas.
“Criamos esse instrumento da reunião livre para o cidadão poder, de modo organizado e representativo, apresentar suas contribuições para nós podermos recepcionar, entender e analisar quais são as demandas que acontecem de forma mais localizada dentro do território”, explicou o coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh, Mário Pacheco.
Lembrando que os encontros podem discutir um ou mais eixos temáticos do PDOT, que são: Participação Social e Governança; Desenvolvimento Econômico Sustentável e Centralidades; Gestão de Valorização Social da Terra; Habitação e Regularização Fundiária; Ruralidades; Meio Ambiente e Infraestrutura; Mobilidade; e Território Resiliente. As discussões também podem englobar uma região administrativa ou o DF inteiro.
Encaminhando propostas
Depois que a reunião for feita, é hora de encaminhar as propostas apresentadas. Para fazer esse procedimento, é preciso ir até o site do PDOT e clicar no canto superior, em “login”.
Após efetuar o login ou registrar-se, volte à página inicial do portal e na aba “Reuniões Livres” clique no botão “Participe”.
Um formulário se abrirá, onde você deve preencher as informações a respeito do encontro e anexar a documentação exigida. Vale destacar que no campo “Regiões Administrativas da Reunião” você deve informar a região onde a reunião ocorreu.
Ao terminar, basta clicar em “enviar” e a sua reunião estará devidamente registrada. É importante destacar que o registro de cada reunião livre deve ser feito até 15 dias após a realização do encontro.
Veja abaixo um vídeo com o passo a passo:
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