Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
15/12/23 às 11h06 - Atualizado em 2/01/24 às 9h43

Seduh apresenta balanço preliminar das oficinas do PDOT

 

No último encontro do ano, CGP aprovou o calendário de reuniões para 2024

 

Na última reunião deste ano do Comitê de Gestão Participativa (CGP), a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) apresentou um balanço preliminar das 54 oficinas participativas promovidas até o momento para discutir a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT). Ao todo, serão 55 eventos até este sábado (16).

 

Última reunião do ano do Comitê de Gestão Participativa

Conforme o levantamento mostrado em reunião na noite de quarta-feira (13), as oficinas por Região Administrativa (RA) que tiveram a maior participação da população foram, respectivamente, SCIA/Estrutural, com 549 pessoas, seguida pelo Jardim Botânico, com 250, Riacho Fundo, com 200, Taguatinga, com 193, e Park Way, com 190 participantes.

 

Das oficinas voltadas aos segmentos da sociedade, as que tiveram maior adesão foram as que discutiram sobre Áreas de Regularização de Interesse Social (Aris), com 201 pessoas, seguida por Regularização Fundiária Urbana, com 168, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, com 119, População em Situação de Rua, com 117, e Regularização Fundiária Rural, que reuniu 115 participantes.

 

Também foi apresentado aos integrantes do CGP o calendário das próximas reuniões do comitê para 2024, aprovado pelo colegiado, e o detalhamento da metodologia de sistematização dos dados recolhidos durante as oficinas.

 

“Terminamos o ano muito satisfeitos e com o sentimento de dever cumprido. Já fizemos 54 eventos, com mais um para concluir, com a expectativa de encerrar 2023 alcançando o objetivo de conduzir um processo de revisão do PDOT alinhado com o CGP como um todo”, afirmou o coordenador de Planejamento e Sustentabilidade Urbana da Seduh, Mário Pacheco.

 

Lembrando que a última oficina participativa deste ano será sobre o Plano Piloto, neste sábado (16), às 9h, na Escola Parque 308 Sul.

 

A Seduh também tem recebido as contribuições da população para a revisão do PDOT por meio de um formulário virtual de participação individual, disponível neste link, e pelas reuniões livres, organizadas pela própria comunidade. O prazo para o preenchimento dos formulários é até 31 de dezembro. Já o envio das contribuições pelas reuniões livres se encerra em 31 de março de 2024.

 

Elogios

 

A representante da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (FAU-UnB), Carolina Pescatori, elogiou o esforço da equipe da Seduh para organizar todas as oficinas participativas. “Temos que deixar registrado como o trabalho está sendo muito bem desenvolvido e o compromisso com essas mais de 50 oficinas”, comentou. “É um esforço que vai reverberar em metodologias importantes”, completou.

 

“Foi feito um enorme esforço metodológico e até físico, de esgotamento, que é muito meritório e deve ser reconhecido. Também acho que houve uma contribuição muita efetiva dada pelo CGP, sobretudo porque teve receptividade [da Seduh]”, ponderou o representante do movimento Andar a Pé, Benny Shvarsberg. “Do meu ponto de vista encerramos um ciclo fundamental, que é o de construção coletiva da leitura comunitária”, ressaltou.

 

O CGP voltará a se reunir no dia 31 de janeiro, às 14h30, na sede da Seduh, para continuar os debates sobre a metodologia e o calendário de atividades.

 

Acompanhe a Seduh nas redes sociais:
@SeduhDF
@SeduhDF
@SeduhDF
seduhdf.comunicacao@gmail.com