Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
15/08/12 às 13h06 - Atualizado em 3/01/19 às 11h33

SINALIZAÇÃO URBANA

Projeto da capital é tema de aula magna de universidade

(15/08/2012 – 17:46)

Nesta quarta-feira, 15, pela manhã, o servidor da Sedhab — Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano — Danilo Barbosa ministrou para os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Brasília a aula Magna: Sinalizando a nova capital.

Danilo foi o coordenador do projeto de sinalização urbana de Brasília ainda na década de 70. Devido à complexidade do projeto, o trabalho começou em 1975 com término no ano seguinte. Já a implantação teve início em 1977 e seguiu até o ano posterior. Atualmente a implantação é de responsabilidade da Secretaria de Transportes.

As dificuldades encontradas no início do projeto foram relembradas por Danilo. “A letra que queríamos – que seria intermediária entre a Bold e a Light – para as peças de sinalização foi desenhada a mão”, pontuou o arquiteto. Outra adversidade superada foi a alcalinidade do cimento, que estragava o adesivo da película com a sinalização. A solução encontrada à época foi a pintura.

Um dos trabalhos desenvolvidos pela equipe na elaboração do projeto foi o trabalho de campo no sentido de organizar endereços partindo de vários pontos de tomada de decisão pelo motorista até as unidades imobiliárias, além de testes das peças e letras.

Foi explicado aos presentes que inicialmente tentou-se buscar a padronização da sinalização em todo o Distrito Federal. Entretanto, passado um tempo, esta tarefa nas cidades ficou sob a responsabilidade das Administrações Regionais e agora está sendo retomada pela Secretaria de Transportes.

“Nós vimos aqui a complexidade do sistema de sinalização e podemos concluir que não basta apenas o trabalho de um designer. Exige-se um profissional da nossa área”, ponderou o diretor do curso de Arquitetura e Urbanismo, Frederico Barboza.

Sinalização Urbana de turismo— Está em curso um projeto de revitalização coordenado por Danilo e Breno Rodrigues, representando a Sedhab, em parceria com a Secretaria de Turismo e Secretaria de Transportes. No momento está sendo feita a pesquisa de campo com vistas a avaliar a situação atual no tocante a sinalização existente e a necessidade de reformulação e complementação.

O objetivo da revitalização foi prezar por uma unidade de sinalização segundo os moldes do que vem sendo implementado nos principais pontos turístico mundiais. Para tanto será utilizado como base o Guia Brasileiro de Sinalização Turística¬— desenvolvido pelo Denatran, Iphan e Embratur em 2001. Contudo as placas seguem os modelos do Plano de Sinalização buscando uma unidade e integração gráfica/visual dos novos sinais a serem implantados em Brasília.

Entretanto, alguns ícones de sinalização estão sendo reestudados para se adequar às particularidades da Capital.

Exemplos de pontos a serem revistos: Placas junto aos pontos turísticos- As informações, que antes se encontravam em português e inglês poderá ser conferida também em espanhol. Também está prevista a padronização da sinalização cicloviária e a revitalização das placas das superquadras, incluindo o mapa do local, conforme projeto original.

Assessoria de comunicação Sedhab