11/02/19 às 11h22 - Atualizado em 31/07/19 às 11h34

Seduh e Iphan discutem retomada do debate sobre PPCub

Encontro ocorreu na sede do Instituto o Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no DF

A parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Distrito Federal (Iphan) é de fundamental importância para o planejamento urbano do território. O trabalho integrado foi destacado em reunião, na sexta-feira (8), entre representantes de ambos os órgãos, na sede do instituto.

Participaram do encontro o titular da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), Mateus Oliveira; a secretária adjunta da pasta, Giselle Moll; o superintendente do Iphan no Distrito Federal, Carlos Madson; a subsecretária de Gestão Urbana, Ana Lúcia Oliveira; e o subsecretário de Políticas e Planejamento Urbano, Vicente Neto.

A retomada dos debates do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub) e os desafios para a conservação do patrimônio foram alguns dos temas abordados no encontro. “Temos defendido que agilidade no encaminhamento das discussões não pode ocorrer com perda de técnica, qualidade e legalidade”, afirmou o secretário Mateus Oliveira.

Nesse contexto, o encaminhamento do PPCub não significa rompimento com os conteúdos já abordados , de acordo com a secretária adjunta da Seduh, Giselle Moll.

“Temos como missão a finalização do PPCub com o cumprimento de todas as etapas, com as audiências públicas e atendimento às recomendações do Iphan”, defendeu Giselle.

O diálogo entre as instituições também é premissa do Iphan, de acordo com o superintendente do órgão federal. “Trabalhar a conservação do patrimônio em Brasília é especialmente complexo e, por isso, a interação com o desenvolvimento urbano é muito intensa”, avaliou Madson.

Um cronograma de atividades em conjunto deve ser estabelecido em breve. A expectativa é que, com isso, a definição de políticas de planejamento esteja alinhada à defesa das características que enquadram Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).