Gestão de Processos

A gestão de processos visa o aperfeiçoamento contínuo dos processos organizacionais, tendo como objetivo principal excluir ou modificar etapas consideradas burocráticas, lentas ou desnecessárias nos processos, visando atingir a excelência no serviço público.

O aperfeiçoamento gerado impacta diretamente na parte operacional e nos objetivos estratégicos da SEDUH.

Segue a cadeia de Valor da SEDUH:

Após definida a Cadeia de Valor, foram identificados os subprocessos relacionados à Cadeia de Valor e aos Objetivos Estratégicos estabelecidos no Mapa Estratégico da Secretaria, conforme Planejamento Estratégico Institucional – PEI.

Mapeamento de processos

O propósito do mapeamento de processos é melhorar a eficiência das organizações. Os mapas de processos fornecem informações sobre um processo, ajudam as equipes a discutir ideias para melhorar processos, aumentam a comunicação e oferecem documentação para processos.

O mapeamento de processos identificará gargalos, repetições e atrasos. Eles ajudam a definir limites de processos, propriedades de processos, responsabilidades de processos e medidas de eficácia ou indicadores de processos.

O modelo de administração utilizado para o mapeamento dos processos foi o Business Process Management – BPMconforme o Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio – Corpo Comum de Conhecimento (BPM CBOK®), da Association Of Business Process Management Professionals International – ABPMP.

O Business Process Modeling Notation – BPMN é a metodologia utilizada para o mapeamento do fluxo de processo, foi desenvolvida na SEDUH por meio da ferramenta de software Bizagi Modeler, que é a mais utilizada pelos órgãos de controle, é um software livre, não dispendendo custo para a Administração Pública.

MAPEAMENTOS DA SEDUH

 

    • Habilitação de Projeto – Viabilidade Legal
    • Alvará de Construção
    • Estudo Prévio de Análise Edilícia
    • Carta de Habite-se
    • Licença de Demolição
    • Diretrizes para elaboração de Plano de Ocupação – DIEPO
    • Diretrizes de adequação de projetos de parcelamento – DIRAP
    • Diretrizes de Requalificação Urbana – DIREQ
    • Regularização de entidades – DIREN
    • Diretrizes de Paisagismo – DIPA
    • Diretrizes de Intervenção Viária – DIV
    • Alteração de Parcelamento (novo, alteração e/ou correção)
    • Análise de Projetos de Sistema Viário e Paisagismo
    • Análise do Estudo de Impacto de Vizinhança – EIV
    • Revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial – PDOT
    • Regularização Fundiária Urbana – REURB
    • Viabilidade Zona Rural
    • Sistema de Gerenciamento das ações de planejamento

Legislações correlatas

Decreto n.º 39.736, de 28 de março de 2019 – Dispõe sobre a Política de Governança Pública e Compliance no âmbito da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo do Distrito Federal.

Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – Sistemas de Gestão da Qualidade – Requisitos. ABNT NBR ISO 9001:2015. Rio de Janeiro, 2015.

– ABPMP – Guia para o gerenciamento de processos de negócio corpo comum de conhecimento – BPM CBOK. Versão 3.0. 1ª edição. Brasil: ABPMP, 2013.