Gestão de Processos
A gestão de processos visa o aperfeiçoamento contínuo dos processos organizacionais, tendo como objetivo principal excluir ou modificar etapas consideradas burocráticas, lentas ou desnecessárias nos processos, visando atingir a excelência no serviço público.
O aperfeiçoamento gerado impacta diretamente na parte operacional e nos objetivos estratégicos da SEDUH.
Segue a cadeia de Valor da SEDUH:
Após definida a Cadeia de Valor, foram identificados os subprocessos relacionados à Cadeia de Valor e aos Objetivos Estratégicos estabelecidos no Mapa Estratégico da Secretaria, conforme Planejamento Estratégico Institucional – PEI.
Mapeamento de processos
O propósito do mapeamento de processos é melhorar a eficiência das organizações. Os mapas de processos fornecem informações sobre um processo, ajudam as equipes a discutir ideias para melhorar processos, aumentam a comunicação e oferecem documentação para processos.
O mapeamento de processos identificará gargalos, repetições e atrasos. Eles ajudam a definir limites de processos, propriedades de processos, responsabilidades de processos e medidas de eficácia ou indicadores de processos.
O modelo de administração utilizado para o mapeamento dos processos foi o Business Process Management – BPM, conforme o Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio – Corpo Comum de Conhecimento (BPM CBOK®), da Association Of Business Process Management Professionals International – ABPMP.
O Business Process Modeling Notation – BPMN é a metodologia utilizada para o mapeamento do fluxo de processo, foi desenvolvida na SEDUH por meio da ferramenta de software Bizagi Modeler, que é a mais utilizada pelos órgãos de controle, é um software livre, não dispendendo custo para a Administração Pública.
MAPEAMENTOS DA SEDUH
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- Habilitação de Projeto – Viabilidade Legal
- Alvará de Construção
- Estudo Prévio de Análise Edilícia
- Carta de Habite-se
- Licença de Demolição
- Diretrizes para elaboração de Plano de Ocupação – DIEPO
- Diretrizes de adequação de projetos de parcelamento – DIRAP
- Diretrizes de Requalificação Urbana – DIREQ
- Regularização de entidades – DIREN
- Diretrizes de Paisagismo – DIPA
- Diretrizes de Intervenção Viária – DIV
- Alteração de Parcelamento (novo, alteração e/ou correção)
- Análise de Projetos de Sistema Viário e Paisagismo
- Análise do Estudo de Impacto de Vizinhança – EIV
- Revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial – PDOT
- Regularização Fundiária Urbana – REURB
- Viabilidade Zona Rural
- Sistema de Gerenciamento das ações de planejamento
Legislações correlatas
– Decreto n.º 39.736, de 28 de março de 2019 – Dispõe sobre a Política de Governança Pública e Compliance no âmbito da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Poder Executivo do Distrito Federal.
– Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – Sistemas de Gestão da Qualidade – Requisitos. ABNT NBR ISO 9001:2015. Rio de Janeiro, 2015.
– ABPMP – Guia para o gerenciamento de processos de negócio corpo comum de conhecimento – BPM CBOK. Versão 3.0. 1ª edição. Brasil: ABPMP, 2013.