Noticia aberto
Aprovada criação de parque infantil, “parcão” e estacionamento no Gama
COMPARTILHAR
Projeto para a EQ 12/16 do Setor Oeste prevê ainda calçadas acessíveis, iluminação LED e paisagismo
LEANDRO CIPRIANO
A Entrequadra 12/16 do Setor Oeste do Gama, que fica ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) nº 6, será renovada. É previsto para o local a criação de uma praça com parque infantil e para cães (parcão), calçadas mais acessíveis para os pedestres, postes com iluminação LED, paisagismo na área pública e um novo estacionamento com 49 vagas para carros, motos, idosos e pessoas com deficiência.
As melhorias são propostas no projeto de sistema viário elaborado pela Administração Regional do Gama para requalificar o espaço e atender a demanda local. A iniciativa foi aprovada pela Portaria n° 8, publicada na segunda-feira (6) pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
Área terá estacionamento novo e calçadas acessíveis
No projeto, o parque infantil terá brinquedos acessíveis para todos, alguns adaptados às necessidades de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, para promover a inclusão e boa convivência. Quanto ao “parcão”, o local permitirá a livre circulação dos cães e a socialização entre eles, dentro de uma área delimitada. Ambos terão assentos e mesas para os usuários.
Já a construção do estacionamento prevê 40 vagas para carros, quatro para motos, três para idosos e duas para pessoas com deficiência. Além disso, haverá maior urbanização do espaço, com a criação de calçadas mais acessíveis na área pública, com passeios internos e pergolados, que são estruturas feitas de madeira de eucalipto para uso dos pedestres.
A calçada em frente ao Centro de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Técnica do Gama (CEMI) também será reconstruída, para se adequar ao novo estacionamento e a regularização das vias. A calçada será composta por rampas de acessibilidade com piso tátil onde for necessário.
Toda a área da futura praça terá vegetação com árvores escolhidas para fazer o sombreamento, trazendo beleza estética e melhor purificação do ar. Esta revitalização ainda prevê melhorias na iluminação pública, com a instalação de oito novos postes duplos com luminárias LED, e a implantação de mais mobiliários urbanos, como bancos, mesas e lixeiras.
Mobilidade para todos
“O projeto impactará positivamente a qualificação do espaço público, melhorando a paisagem urbana, promovendo segurança e bem-estar da população”, resume a coordenadora de Aprovação de Projetos de Urbanização da Seduh, Caroline Fernandes. “A ideia é garantir a mobilidade de todos, com caminhos contínuos e mais acessibilidade.”
Para a administradora regional do Gama, Joseane Araújo Feitosa, o projeto atende a uma demanda antiga da população. “Ali é um local onde as pessoas estacionam o carro com frequência, tanto para ir à UBS como para ir à escola. Com o projeto, além de terem um estacionamento organizado, mais o parque infantil e o ‘parcão’, também terão um espaço que traz mais tranquilidade, sendo um ambiente agradável a quem frequenta o local”, comentou.
Próximos passos
A aprovação do projeto era o último passo a ser concluído pela Seduh, que encaminhará a proposta à Administração Regional do Gama. Esta será responsável por dar andamento às próximas questões, como orçamento e licitação da obra.
Acompanhe a Seduh nas redes sociais |
![]() |
![]() |
![]() |
![]()
|