23/05/2025 às 14h20 - Atualizado em 24/05/2025 às 09h46

Avenida Central do Núcleo Bandeirante terá mais acessibilidade

Segunda etapa do projeto da Seduh prevê calçadas amplas, rotas acessíveis e estacionamentos reorganizados

Leandro Cipriano

A Avenida Central do Núcleo Bandeirante terá mais acessibilidade, com calçadas amplas e contínuas, rotas acessíveis, rampas nos principais pontos de travessia, estacionamentos reorganizados e espaços compartilhados entre pedestres e ciclistas. Além disso, as áreas de permanência e de quiosques serão padronizadas, ganhando novas mesas, bancos, lixeiras e pergolados – estruturas de madeira ou metal para criar espaços cobertos.

As melhorias estão previstas na segunda etapa do projeto de sistema viário elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) para revitalizar os trechos 2, 3 e 4 da avenida. A iniciativa foi aprovada pela Portaria n° 68, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (23).

 

Áreas de quiosques serão padronizadas, com novas mesas e bancos

A via é a principal da região administrativa, com 2,26 km de extensão e vários comércios ao longo da pista. Para que fosse realizado de forma mais prática e viável, o projeto foi dividido em quatro trechos. 

O primeiro, aprovado no ano passado, serviu de modelo para os demais, com início na ponta da Vila Divinéia e indo até o primeiro balão na altura do posto de gasolina San Remi. Agora, a requalificação se estenderá por mais 90,5 mil m² até o Parque Bandeirante, cobrindo os demais trechos e finalizando toda a extensão da avenida.

O projeto prevê a ampliação das calçadas para privilegiar a circulação de pedestres e cadeirantes em pontos de maior fluxo, como paradas de ônibus. Ao longo da pista, serão construídos 3.430 metros de calçadas acessíveis, a sinalização será reforçada com mais faixas de pedestre e as entradas das ruas sem saídas serão convertidas em calçadas contínuas com a instalação de plataformas elevadas.

 

Requalificação se estenderá por mais 90,5 mil m²

A iniciativa também prevê a recuperação de 4.643 m² de áreas verdes, o plantio de 152 novas árvores e a readequação dos estacionamentos públicos próximos aos comércios e canteiros centrais. Dessa forma, atenderá à demanda local com vagas de estacionamento para carros, motos, bicicletas, idosos e pessoas com deficiências (PcD).

Nos estacionamentos junto aos edifícios, o espaço será compartilhado com a bicicleta. Nesses trechos, a calçada próxima ao comércio será separada em faixas onde poderão ser colocadas as rampas e escadas. Já na Praça do Mercadão, depois da escadaria, serão instalados pergolados para dar apoio ao comércio local, interligando a 3ª Avenida à Avenida Central.

Levantamento

Antes de iniciar o projeto, a equipe técnica da Seduh fez um levantamento da situação atual e constatou problemas de acessibilidade, dificuldade de travessia de pedestres, calçadas estreitas e desniveladas, piso irregular, entre outros problemas.

“A proposta prioriza as demandas encaminhadas pela comunidade local e estabelece como principal diretriz a acessibilidade nas calçadas ao longo da avenida, já que a circulação de pedestres é muito presente nesses locais”, informou o subsecretário de Projetos e Licenciamento de Infraestrutura da Seduh, Vitor Recondo.

O administrador regional do Núcleo Bandeirante, José de Assis Silva, lembra que a obra atende a uma reivindicação antiga: “Muitos idosos pediam por mais acessibilidade. Sem falar na reorganização dos estacionamentos. A avenida tem 65 anos e nunca passou por uma transformação desse porte. Será um grande ganho para a comunidade”.

Próximos passos

Após a publicação da Portaria n° 68, a segunda etapa do projeto de sistema viário será enviada à Secretaria de Obras e Infraestrutura (SODF) para elaboração dos projetos executivos e complementares, que possibilitarão a execução das obras. 

Confira o vídeo do projeto: