10/03/2014 às 09h34 - Atualizado em 03/01/2019 às 13h10

Minha Casa, Minha Vida / Morar Bem: sorteados os primeiros apartamentos do Paranoá Parque

COMPARTILHAR

Foram sorteados neste sábado, 8, os apartamentos da primeira quadra a ser entregue no Paranoá Parque, um dos empreendimentos do Programa Minha Casa, Minha Vida / Morar Bem. 224 famílias habilitadas no Programa ficaram sabendo em que apartamento irão morar. Elas têm renda mensal de até R$ 1,6 mil e o sorteio é regra determinada em portaria do Ministério das Cidades para quem faz parte do Programa nessa faixa salarial. “O sorteio não é para ver quem vai ter direito ao apartamento. Todos que vão participar do sorteio terão o apartamento. O sorteio é para determinar quem vai ficar com qual unidade”, deixou claro o gerente regional de construção da Caixa, um dos agentes financeiros do Programa, Carlos Cássio Ramalho.

O secretário de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano, Geraldo Magela, informou que a expectativa do Governo do Distrito Federal é entregar os apartamentos no próximo dia 22, mas essa data ainda precisa ser confirmada, pois depende da agenda da Presidenta Dilma Rousseff, que será convidada para o evento.
No sorteio, realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, Magela voltou a enfatizar que os apartamentos do Paranoá Parque, bem como as outras unidades do Minha Casa, Minha Vida / Morar Vem, não são luxuosos, mas são dignos e estão sendo comprados por pessoas que moram de aluguel ou de favor no fundo do quintal de algum parente. “A gente sabe que têm famílias que vão precisar pôr beliche no quarto para caber todos os filhos, mas quero lembrar que elas vão pagar menos que um aluguel por um lugar diferenciado, com água, luz, esgoto e escritura”, disse Magela no rápido  discurso que fez, abrindo o evento.

Algumas dessas famílias pagarão R$ 25 de prestação. Isso, segundo o secretário, permite que pessoas como Rogério Alves de Barros, de 90 anos, e Maria Helena de Jesus, que nasceu no DF pouco antes da inauguração de Brasília, tenham casa própria pela primeira vez. O secretário, no entanto, fez um alerta aos futuros moradores do Paranoá Parque.  “Vai ter muita gente que vai querer comprar o apartamento de vocês, mas vocês não vão poder vendê-lo durante dez anos. Quem vender, fica impedido de comprar outro imóvel, em qualquer lugar do Brasil, pelo mesmo período. E quem comprar de vocês não vai ficar com o apartamento”, avisou Magela, explicando uma das regras do programa habitacional.

Além do sorteio, foram eleitos síndicos e subsíndicos dos primeiros 14 prédios a serem entregues e também os membros que formarão uma comissão de acompanhamento do projeto. Essas pessoas receberão dos técnicos da Secretaria e também da Companhia de Desenvolvimento Habitacional, a Codhab, aulas sobre convenção de condomínios, administração predial e manutenção de áreas comuns entre os prédios. Muitas dessas pessoas terão pela primeira vez uma experiência de morar em um condomínio.

O Paranoá Parque terá 6.240 apartamentos dividios em 390 blocos de 16 apartamentos cada um. A previsão da Direcional Engenharia, empresa contratada por licitação, é de entregar três mil unidades até setembro, e a obra toda pronta em 2015.

Luta por moradia – Pouco depois, o secretário Geraldo Magela compareceu ao Terceiro Encontro Regional do Movimento Nacional de Luta Por Moradia, quando lembrou que hoje em dia, em todo o Brasil, existe política habitacional para todos os segmentos sociais. Magela lembrou que com o fim do Banco Nacional da Habitação, BNH, esse tipo de política só voltou ao programa do governo federal com o ex-Presidente Lula, quando a Presidenta Dilma era ministra. “E aqui no DF, quatro anos atrás, sequer estávamos no Minha Casa, Minha Vida, e hoje somos a unidade da federação que mais constrói moradia popular”, lembrou o secretário.